Nova pauta aduaneira angolana, isenções e agravações

Nova pauta aduaneira angolana, isenções e agravações

A nova Pauta Aduaneira dos direitos de importação e exportação de Angola estabelece como prioritário o desenvolvimento do setor produtivo nacional e a diversificação da economia, com medidas que incentivam e protejem a produção nacional.

Isenções da nova pauta aduaneira

Com a nova pauta aduaneira, ficam por exemplo isentos de taxas os livros escolares e medicamentos, favorecendo também as indústrias montadoras de automóveis que invistam no país e necessitem de importar partes constituintes de viaturas.

Segundo Archer Mangueira, a nova pauta aduaneira assegura a diversificação económica e o fomento da produção nacional, com o agravamento das taxas dos produtos que o país já dispõe de alguma produção, apontando os produtos da cesta básica, hortícolas, bebidas alcoólicas, refrigerantes, água mineral, carnes bovina e caprina.

Produtos com taxas agravadas

O diploma aprovado, com 2.261 códigos com taxas livres, 111 com taxas agravadas e 400 com taxas desagravadas, tem como objetivo promover a arrecadação de impostos essenciais para o suporte das despesas do Orçamento Geral do Estado.

A nova Pauta Aduaneira angolana, harmonizada com as regras da Organização Mundial das Alfândegas, entrou em vigor a 09 de agosto, atribuindo taxas mínimas à importação de mercadorias essenciais.

Definida pelo Governo e aprovada pela Assembleia Nacional em novembro de 2017, foi publicada, por decreto presidencial de 09 de maio de 2018.

PRECISA DE AJUDA COM PAGAMENTO DE TAXAS E IMPOSTOS?

Se precisar de ajuda, a Revenus Consultoria, Lda. tem para si o serviço de Gestão Fiscal e Impostos, e a fará em apenas um passo. Pode ver aqui a lista completa dos nossos serviços. Para mais informação, por favor ligar para o +244 923 326 811 ou +244 996 926 829.

Fonte: DN

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Portuguese Portuguese English English